
30 anos de experiência no ramo
VIDRO TEMPERADO
O vidro temperado é feito a partir do aquecimento controlado do vidro comum (não temperado) tendo chances de poder quebrar durante o processo. Rolando as lâminas de vidro comum através de um forno onde ele é aquecido à temperatura de moldagem (aproximadamente 600 °C) e então é resfriado controladamente.
O processo químico alternativo à têmpera térmica é o de troca de íons onde uma lâmina de vidro com pelo menos 100 µm é imersa numa tanque de nitrato de potássio derretido. O processo força os íons do nitrato de potássio aos óxidos de sódio do vidro. A têmpera química resulta num vidro de extrema rigidez mecânica ao preço de uma rigidez térmica menor quando comparado ao vidro temperado comum, sendo utilizado quando é necessária a têmpera de vidros moldados em formas complexas.



As vantagens do vidro temperado são a resistência à quebra até cinco vezes maior que o vidro comum, a resistência à variações de temperatura e a segurança por evitar ferimentos graves ao ser quebrado, devido a seus pequenos fragmentos arredondados. Podem ser aplicados em box para banheiro, tampos de mesa, vitrines e fachadas de lojas, residências além do setor de decoração.
O fato de ser o único vidro que pode ser aplicado sem a utilização de caixilhos (necessita apenas de ferragens) é uma das principais vantagens. Esse tipo de aplicação pode ser visto em portas e vitrinas de lojas, por exemplo. O mercado de arquitetura e decoração tem aproveitado essa característica. Também é muito comum o uso de vidros temperados no mercado automotivo para os vidros laterais e traseiro (já que os de para-brisa, por lei, só podem ser laminados).
Um dos mais utilizados entre os vidros de segurança, o temperado tem como vantagem emrelação aos outros sua maior resistência mecânica e a efeitos térmicos. “Teoricamente, essas características fazemdele um vidro com maior vida útil”, afirma Cláudio Lúcio. Atêmpera aumenta em até cinco vezes a resistência originaldo vidro, trazendo também outra vantagem adicional: no
caso de quebra, o temperado se estilhaça em centenas depequenos pedaços não pontiagudos, ou seja, não produzestilhaços afiados ou lascas que poderiam machucar. As dimensões do temperado dependem dos tamanhos aceitospelos fornos de têmpera.








